top of page
Buscar

Mahadevil: A origem do nome

Somos o próprio demônio embaixo de nossas camas, constantemente buscando a divindade.

ree

Conta uma antiga lenda indiana que, há muitos anos, todos os seres humanos eram dotados de poderes divinos, mas eles abusaram tanto de sua divindade que Brahma, o Mestre dos Deuses, tomou a decisão de lhes retirar o poder divino, resolveu escondê-lo em um lugar onde seria absolutamente impossível reencontrá-lo.

O grande problema era encontrar um esconderijo. Brahma convocou um conselho dos deuses menores para resolver a questão:

- Enterraremos a divindade do homem na terra! – Foi a primeira ideia dos deuses.

- Não, isso não basta! O homem cavará e a encontrará. – Respondeu Brahma

- Então, joguemos a divindade no fundo dos oceanos! – Retrucaram os deuses.

Mas Brahma não aceitou a proposta, pois achou que o homem um dia exploraria as profundezas dos mares e a recuperaria. Então os deuses menores concluíram:

- Não sabemos onde escondê-la, pois não existe na terra ou no mar lugar que o homem não possa alcançar um dia.

Então Brahma, sem saber mais o que fazer, recorreu a sabedoria do Grande Deus Mahadeva, o Senhor Shiva. E disse ele:

- Eis o que vamos fazer com a divindade do homem: vamos escondê-la nas profundezas dele mesmo, pois é o único lugar que ele jamais pensará em procurá-la. O único caminho que o tornará capaz de reencontrar esse poder será através de Jñana (Conhecimento), mas não será tão fácil, ele terá que driblar o poder de Maya (Ilusão) e de Anava (Egoísmo). Para isso terá que reaprender a controlar a mente e os sentidos, observando a Lei Divina do Karma (Causa e Efeito).

Então Brahma ordenou que fossem criados os primeiros ashrams e as primeiras escolas de yoga e meditação. Mesmo assim, conclui a lenda, o homem continua dando voltas na terra, voando, explorando, escalando, mergulhando e cavando, em busca de algo que se encontra dentro dele mesmo.


O oposto do divino é profano, então devil ao invés de deva, somos o próprio demônio embaixo de nossas camas, constantemente buscando a divindade, assim como todos os humanos.



 
 
 

Comentários


bottom of page